Pular para o conteúdo principal

Atividade 6 - TANQUE SÉPTICO

O tanque séptico, mais conhecido como fossa séptica, foi a primeira unidade inventada para o tratamento de esgotos e até hoje é a mais extensivamente empregada. Saiba a seguir como funciona e como deve ser instalada.
Fossas sépticas evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo. Além do aspecto ecológico, elas contém a proliferação de doenças. Por isso são essenciais aos projetos arquitetônicos que acolherão pessoas.
Trata-se de um tanque enterrado que recebe os esgotos (dejetos e águas servidas), retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida (efluente).
Veja a seguir suas características e regras de construção e instalação.
Características Técnicas do Tanque ou Fossa Séptica
A digestão anaeróbia representa um sistema ecológico delicadamente balanceado, onde cada microrganismo tem uma função essencial.
Os tanques ou fossas sépticas consistem unidades de escoamento horizontal e contínuo que realizam a separação de sólidos leves e pesados, decompondo-os em anaeróbio.

São unidades estanques, simples, não mecanizadas, de operação fácil e de custo baixo, que realizam funções múltiplas.
O tanque séptico não é um simples decantador e digestor, mas sim uma unidade que realiza simultaneamente várias funções que visam ao tratamento do esgoto local.
tamanho da fossa séptica depende do número de pessoas da moradia. Ela é dimensionada em função de um consumo médio de 200 litros diários de água por pessoa.
Sua capacidade, entretanto, nunca deve ser inferior a mil litros. As fossas sépticas podem ser pré-moldadas ou construídas no local.
No mercado há dois tipos de fossas sépticas, independentemente de sua capacidade: as inteiriças, constituídas de uma única peça, e as de anéis, com encaixes para sobreposição.
Aonde Deve Ficar uma Fossa Séptica


As fossa sépticas não devem ficar muito perto das moradias, já que podem apresentar mau cheiro. Também não é aconselhável que fiquem muito longe, já que exigiria tubulações muito longas.
Seus efluentes precisam ser infiltrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar os riscos de contaminação. No entanto, se forem fundas demais acabam sendo pouco econômicas, por conta do caimento da tubulação.
O ideal é que sejam construídas na altura lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. A distância recomendada é de 6 metros.
Devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo, a 30m de distância), para evitar contaminações, no caso de um eventual vazamento.
A manutenção e limpeza das fossas sépticas é feita por empresas de desentupimento.
Instalando a Fossa Séptica
Para volumes maiores é recomendável que a altura não seja maior que o dobro do diâmetro para que a fossa funcione bem.
Dar atenção a esse detalhe, principalmente quando a fossa for de anéis sobrepostos.
A instalação de uma fossa séptica pré-moldada começa pela escavação do buraco onde ela vai ficar enterrada no terreno, em seguida, o fundo do buraco deve ser compactado, nivelado e coberto com uma camada de 5cm de concreto magro.
Nas fossas de anéis sobrepostos, é preciso fazer uma camada de concreto magro. Nas fossas de anéis sobrepostos, é preciso fazer uma laje de 7cm de concreto armado do fundo do buraco, sobre uma camada de concreto magro.
Finalmente, a fossa pré-moldada é colocada no lugar.
A tubulação que liga a caixa de inspeção (da rede de esgoto da moradia) a fossa séptica deve ter um caimento de 2%, no mínimo, ou seja, 2cm por metro de tubulação.
Para tanto, o topo do buraco da fossa deverá ficar num nível inferior ao da saída da caixa de inspeção.
As fossas sépticas pré-moldadas podem ser adquiridas diretamente dos seus fabricantes, normalmente empresas fabricantes de pré-moldados, que também dão cotações sobre a montagem das fossas no local.
Caixa de Inspeção da Fossa Séptica
Essa caixa deve ter 60cm X 60cm e profundidade de 50cm. Deve ser construída a cerca de 2m de distância da casa, numa cavidade com as dimensões de 1m X 1m e profundidade de 0,5m a 1m.
O fundo desse buraco deve ser bem compactado e receber uma camada de concreto magro. As paredes da caixa podem ser feitas com blocos de concreto de 10cm de largura.
O fundo e as paredes dessa caixa devem ser revestidos com uma argamassa à base de cimento. A caixa de inspeção é coberta com uma placa pré-moldada de concreto com 5cm de espessura.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 5 - REDE COLETORA DE ESGOTO

A rede coletora de esgotos é uma parte integrante do sistema de esgotamento sanitário que consiste no conjunto de tubulações e órgãos acessórios destinados a receber e conduzir os esgotos captados dos coletores ou ramais prediais até os coletores tronco ou coletores primários, que conduzem o esgoto a um emissário ou a um interceptor. A Rede Coletora de Esgotos é formada pelo conjunto de tubulações que tem a função de receber as águas servidas do imóvel (água suja proveniente das pias, tanques e ralos e o esgoto do vaso sanitário). Essa água é afastada dos imóveis e é encaminhada através das tubulações da Rede Coletora para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), onde os efluentes são tratados antes de serem despejados em corpos de água. Além das tubulações, a Rede Coletora de Esgotos necessita de uma série de instalações complementares e tubulações especiais para o seu perfeito funcionamento: Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), coletores tronco, interceptores, linhas de rec...

Normas de Escavação

1. Segurança em escavações Saiba quais as diretrizes obrigatórias para escavações no solo durante a execução de fundações ou outras estruturas As escavações são aberturas no solo para implantação de blocos de fundação, sapatas, reservatórios ou qualquer outra estrutura abaixo do nível natural do terreno. São executadas manualmente, mecanicamente (com escavadeiras hidráulicas ou retroescavadeiras) ou com as duas técnicas, a depender da natureza do solo e das características topográficas e de execução. Para a segurança dos profissionais envolvidos na escavação e das pessoas no entorno, alguns procedimentos devem ser seguidos. As diretrizes de segurança são listadas pela Norma Regulamentadora 18 (NR-18), item 18.6, que trata de escavações, fundações e desmonte de rochas. A NR-18 estabelece alguns procedimentos administrativos, de planejamento e de ação relacionados ao trabalho na construção civil em geral. A observação da norma é obrigatória, já que ela tem sua existência jurídica ...

Atividade 3 - ATERRO SANITÁRIO

Nesta atividade em sala de aula aprendemos como funciona o dimensionamento de um aterro sanitário, sua importância, funcionamentos, além de ter a explicação técnica do Graduando de Engenharia Luiz Henrique Coradin, funcionário da Vital Engenharia (responsável pelo Aterro de Foz do Iguaçu-PR), ilustrada com imagens e o dia a dia dos cuidados com o aterro Definição e características Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regu...