Uma das principais preocupações das indústrias da Construção Civil é
evitar a geração de resíduos e desperdícios, ampliando
a margem de lucro da obra e minimizando os impactos ambientais. Outro desafio é
cumprir à risca as normas regulamentadoras e exigências legaisdiminuindo
as chances de receber multas ou notificações que comprometam o ritmo de
execução e até mesmo a continuidade da obra. Para garantir a obediência aos
requisitos legais, a redução de desperdícios, e, claro, a conquista de
resultados positivos, uma das prioridades da construtora deve ser investir
no planejamento do canteiro de obras, independente do porte da
construção.
O canteiro de obras é o local onde são
armazenados os materiais que serão utilizados (como cimento, ferro, madeira,
ferramentas), sendo também o espaço no qual são realizados os serviços
necessários para a construção. Por isso, essa área requer instalações
provisórias como depósitos de materiais, alojamento, banheiros, escritório, e,
dependendo do empreendimento, vale até mesmo uma sala de vendas. É bastante
coisa! E tudo isso deve ser planejado com cuidado e, principalmente, muita
atenção para evitar qualquer tipo de falha na execução dos serviços, e garantir
a qualidade final do produto imobiliário. Com um roteiro em mãos, pode ficar
bem mais fácil planejar e organizar o canteiro de obras.
Então, confira a seguir 10 dicas que podem ajudar você a construir o
canteiro, mantê-lo em ordem e ainda aumentar sua eficiência:
1 – Faça um planejamento para o canteiro de obras
Para começar, com a planta em mãos, identifique o espaço ideal para a
construção do canteiro de obras, pensando em atender os itens requeridos pela
normas – Norma
Regulamentadora (NR) – 18 (Condições e Meio Ambiente de
Trabalho na Indústria da Construção) e Norma
Técnica (NBR) – 1367 (Áreas de vivência em canteiros de obras)
– e construir todos os espaços necessários.
Neste momento, pense onde será feita a entrada e saída de caminhões,
identifique a área para o descarregamento de materiais e também visualize onde
será feito o trânsito e a permanência das pessoas envolvidas.
Além disso, planeje as instalações de abastecimento de água e de energia
elétrica atendendo às respectivas normas – NBR
5626 (Instalação predial de água fria) e NBR 5410 (Instalações elétricas de
baixa tensão).
Espaços
do canteiro de obras
De acordo com o porte e a complexidade da obra, o canteiro de obras pode
exigir a construção de diferentes espaços. Conheça a seguir cada um deles e
entenda como podem ajudar você a garantir a organização e aumentar a eficiência
na obra.
·
Tapume: destinado ao fechamento do canteiro
de obras, de modo a impedir a entrada de pessoas não autorizadas, bem como a
saída indevida de materiais e equipamentos da obra. Comumente, costuma ser
feito com uma parede ou cerca de madeira.
·
Casa de vigia: é o local de trabalho do empregado
responsável pela vigilância da obra. Pode ser construída uma guarita simples.
·
Almoxarifado: é o espaço destinado para o
armazenamento do material, o controle e a distribuição para a obra.
Normalmente, é construído um barracão no qual guardados os materiais que não
devam ficar expostos como, por exemplo, cimento, gesso, condutores elétricos,
ferragens, tintas, portas, janelas, grades, entre outros.
·
Sanitário: destinado ao uso do pessoal que
trabalha no canteiro, inclusive para banho. Pode ser feita uma construção
provisória própria ou integrar parte do almoxarifado, ou do escritório.
·
Alojamento e refeitório: são espaços de
vivência nos quais os trabalhadores repousam, fazem as refeições e interagem. A
estrutura de cada área é regulada pela NR-18.
·
Escritório: empreendimentos de grande porte
podem requerer um verdadeiro escritório de obras que permita à equipe executar
os serviços administrativos e de controle técnico. O espaço é ideal para manter
plantas e diário de obras, fazer o controle de ponto do pessoal, bem como ter
uma estrutura com telefone instalado e ponto de acesso à Internet.
·
Depósito de areia: destinado à armazenagem de areia
para construção. É um local aberto destinado à concentração dos agregados
miúdos usados para o concreto, argamassas para alvenaria ou revestimento. De
preferência, deve ser próximo das centrais de preparo de concreto ou
argamassas.
·
Depósito de britas: é um local ao
tempo onde a pedra britada deve ser reunida, por isso, deve ficar próximo da
central de preparo de concreto e do depósito de agregado graúdo destinado ao
concreto.
·
Central de preparo do concreto: este espaço pode
ser uma instalação complexa em obras de maior porte ou apenas uma betoneira
destinada à mistura dos ingredientes do concreto.
·
Depósito de ferro: é o local, ao tempo, usado para a
guarda dos ferros destinados à armação do concreto. De preferência, deve ter
cobertura e ficar próximo da área de dobragem de ferros.
·
Central de corte e dobragem de ferro: é a área
destinada à produção de armações. Na disposição dos espaços, tente deixá-la
próxima ao depósito de ferro.
·
Depósito de madeira: espaço (tipo
barracão) destinado ao armazenamento e abrigo do madeiramento. O depósito pode
também ficar dentro do próprio almoxarifado.
·
Carpintaria: neste espaço são produzidas as
formas de concreto, madeiramento da cobertura, entre outros, de modo que o
principal equipamento usado é a serra circular.
2 – Layout do canteiro de obras
Uma vez definidos os espaços do canteiro de obras é hora de pensar no
seu layout. O arranjo correto no canteiro de obras é indispensável
já que ele estrutura a logística do canteiro ao indicar o posicionamento de
equipamentos, mão de obra e matéria-prima visando garantir um bom ritmo de
trabalho. Em resumo, a definição do layout do canteiro de obras implica no
desenvolvimento de processos internos eficazes e eficientes facilitando as
tarefas diárias e conferindo mais produtividade à equipe.
O layout é a disposição física de pessoas, equipamentos
e materiais de maneira feita da maneira mais eficiente possível. Trata-se de
elaborar um fluxo de trabalho pensando em reduzir ao mínimo os movimentos dos
trabalhadores a fim de que eles gastem o mínimo de tempo possível em
deslocamentos para buscar materiais ou usar equipamentos. Um layout bem elaborado
deve garantir também que os equipamentos sejam menos expostos ao manuseio,
reduzindo as chances de quedas, danos e desperdícios, bem como que as máquinas
e matérias-primas estejam sempre perto dos profissionais, otimizando a
produção.
Dentre outras vantagens, um layout bem planejado do canteiro de obras
reduz perdas e desperdícios de insumos, integra os elemento da obra, facilita
as condições de trabalho, impactando, inclusive, na disposição dos
trabalhadores.
Vale lembrar que o layout do canteiro de obras deve ser flexível, uma
vez que será preciso adaptá-lo para atender às mudanças que devem acontecer ao
longo do período de execução da obra.
3 – Atenção à Norma Regulamentadora 18
Ao pensar nos espaços e no layout do canteiro de obras, tenha em mente
as condições e estruturas mínimas do canteiro de obras para o bem-estar e a
segurança dos trabalhadores. A NR 18, da Consolidação das
Leis Trabalhistas, relacionada à segurança e medicina do trabalho prevê, em
toda obra:
·
Instalação sanitária: deve ser
constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, sendo exigido, no mínimo,
1 sanitário para cada 20 funcionários, e 1 chuveiro para cada 10 funcionários.
·
Vestiário: deve ter capacidade para
atender todos os trabalhadores. De preferência, deve ser construído próximo ao
alojamento do canteiro de obras, sem ligação com o local destinado às
refeições.
·
Alojamentos: não devem estar localizados em
subsolos ou porões. Além disso, é proibido o uso de três ou mais camas na
vertical. A altura mínima entre as camas é de 1,20 m.
·
Refeitório: pode incluir também uma cozinha, no
caso de preparo de refeições no local da obra. É considerado uma área de
vivência.
·
Ambulatório: deve ser construído
para obras com 50 trabalhadores ou mais.
·
Escritório de administração de obra e
almoxarifado: os espaços devem ter uma área mínima, sendo esta calculada com base no
número de pessoas da equipe – 0,20 a 0,60 m² por operário.
·
Garagem para bicicletas: pode ser incluída
no layout do canteiro de obras, de preferência próximo ao vestiário.
4 – Organização e limpeza
Para
garantir a saúde e a segurança da equipe envolvida e também
para o bom andamento da obra, é preciso que todos tenham consciência da
importância de manter o canteiro de obras sempre limpo e bem organizado e
sinalizado, com cada material armazenado em seu respectivo espaço.
Aos profissionais cabe cumprir o desafio e contribuir com tarefas
simples como, por exemplo, com o recolhimento dos entulhos e desperdícios, resíduos
e sucatas e também com a estocagem correta das matérias-primas. É importante
que o gestor tente criar uma rotina de limpeza no canteiro de obra definindo,
por exemplo, dias e horários para limpeza mais profunda.
Além disso, vale lembrar a equipe de outro aspecto importante: manter os
corredores de passagem sempre limpos e livres, evitando o desperdício de
material no deslocamento.
Se preferir, o gestor pode adotar a teoria de qualidade “5S” – Senso de
Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Padronização e
Senso de Disciplina – que visareduzir o desperdício de recursos e espaço
de forma a aumentar a eficiência operacional.Baseado na teoria, procure aplicar
a prática do “5S” à limpeza do canteiro de obras, envolvendo os profissionais
em cinco etapas: Descarte, Organização, Limpeza, Asseio e Disciplina.
5 – Programe a compra de materiais
Antes mesmo de começar a execução da obra, nomeie um profissional da
construtora – arquiteto ou engenheiro para ser responsável pelo
planejamento e administração de materiais e obra. Enquanto gestor de
materiais, esse profissional deve pensar em várias questões antes do início da
construção: quais materiais serão recebidos na obra?; em que quantidade eles
serão recebidos?; quando e onde serão usados?; em que momento devem chegar?
Assim, é possível fazer uma lista de materiais e uma programação das compras
necessárias para cada etapa da obra. Ao comprar a quantidade exata
de material evita-se a estocagem de uma quantidade exagerada de materiais. O
objetivo da gestão de materiais é proporcionar uma redução
de desperdício, já que este chega a representar um custo adicional
de 12% do valor da obra.
6 – Uso dos EPIs em foco
Desde o planejamento do canteiro de obras tudo é pensado a favor do
fluxo dos processos e, principalmente, da segurança dos trabalhadores. Se a
estrutura é importante, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são
indispensáveis.
À construtora cabe fornecer gratuitamente os EPIs para o trabalhador, de
acordo com a função exercida e o risco inerente a ela, e também orientar e
treinar os funcionários quanto ao uso, armazenamento e conservação. É
importante que o gestor de obra cobre o uso dos EPIs sempre que necessário, em
um movimento constante de conscientização.
Já os trabalhadores devem fazer uso constante dos seus EPIs e tomar
cuidado para conservá-los em bom estado. Se alguma situação tornar o
equipamento impróprio para uso, o empregado deve informar o gestor
imediatamente. Por isso, é importante que a construtora tenha um estoque com
equipamentos sobressalente, tais como: botina, capacete, luva de raspa, óculos
de proteção, fita zebrada, máscara descartável, protetor auricular tipo plug,
entre outros.
7 – Logística interna do canteiro de obras
Para facilitar o fluxo e a logística do canteiro de obras é necessário
avaliar quais as condições do canteiro e de que forma os materiais serão
transportados. O uso correto dos equipamentos para movimentação segura e rápida
de cargas e trabalhadores é determinante para garantir a produtividade em
obras, já que um bom tempo da obra é voltado para o transporte de pessoas e
materiais.
O mercado oferece equipamentos para transporte horizontal e vertical.
Entre os horizontais destacam-se as giricas, pórtico, carrinhos porta-palete,
tratores, Dumper e Bobcat. Já os verticais são as gruas, os guinchos,
elevadores (de cabo e cremalheira), guindastes e equipamentos de bombeamento de
concreto ou argamassa.
A escolha dos equipamentos deve ser realizada levando-se em conta a
dinâmica da obra, o layout do canteiro e os principais materiais que serão
transportados. A correta especificação e aquisição e o uso adequado dos
equipamentos são decisivos para a garantia de bons resultados, por isso, o
investimento em um projeto de logística da obra deve ser prioridade.
8 – Armazenamento de material
Os materiais
de construção devem ser armazenados e estocados de modo a não
prejudicar o trânsito de pessoas, a circulação de materiais e o acesso aos
equipamentos de combate a incêndio. É preciso tomar cuidado para não obstruir
portas ou saídas de emergência, bem como evitar empuxos ou sobrecargas nas
paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu
dimensionamento. Vale estabelecer algumas regras básicas:
·
Materiais como sacos e perfis e madeira não podem ser apoiados em muros
e pilares de sustentação.
·
Os materiais devem ser empilhados a uma distância, no mínimo, igual à
altura da pilha.
·
É fundamental armazenar e manter os materiais em local de fácil acesso,
de preferência próximo aos locais de consumo, facilitando o fluxo na obra.
·
Para alguns materiais vale ter um cuidado especial. Tijolos e
telhas, por exemplo, devem estar em pilhas para evitar quebras. Já os sacos de
cimento e argamassas devem ser guardados em local seco e arejado.
9 – Documentação e identificação na obra
Antes mesmo de começar a construção do empreendimento, é indispensável
providenciar todos os documentos referentes à obra. Além disso, no
andamento da execução do empreendimento, em todas as fases da construção,
é necessário manter o terreno sinalizado, com todas as informações do projeto,
mostrando a regularidade da obra. Por isso, os Conselhos Regionais de
Engenharia e Agronomia (Creas) exigem a utilização de placa, com os dados do
profissional responsável pela construção, e também com o número do processo de
aprovação e do alvará de construção, no canteiro de obras.
Para facilitar a consulta e confirmar a regularidade, em uma
fiscalização, uma via do alvará de construção, a cópia da ART cadastrada no
Crea e as cópias das plantas aprovadas também devem ser mantidas na obra.
10 – Tecnologia facilita a gestão do canteiro de obras
A tarefa do gestor, no canteiro de obras, é desafiadora: são muitos os
aspectos que requerem sua atenção e fazer a gestão de tudo, com precisão e
segurança, pode se tornar uma tarefa complexa. Mas é possível simplificar os
processos usando as ferramentas certas.
Ao recorrer às soluções tecnológicas de gestão, o profissional tem
condições de gerenciar todos os aspectos tendo, inclusive, uma visão completa
de todos os processos, profissionais envolvidos e resultados conquistados. Com
o uso de um software de gestão de obra, por exemplo, é
possível fazer um controle das horas trabalhadas; emitir pedido de materiais
direto do canteiro; registrar ocorrências, entre outras ações.
Além disso, o software permite à construtora
aperfeiçoar seus resultados no canteiro de obras uma vez que possibilita uma
gestão mais eficiente e integrada de materiais, equipamentos e profissionais
aumentando a performance da construtora e impulsionando seu sucesso.
Os desafios de gestão no canteiro de obras são muitos e, no dia a dia,
podem surgir outros não mapeados. Diante do cenário, é preciso que a
construtora invista em novos processos e ferramentas de gestão visando
simplificar a rotina e proporcionar uma gestão integrada da informação, de
forma que o gestor possa visualizar a obra como um todo. Conheça o Sienge e
saiba como ele pode te ajudar no canteiro de obras e, claro, na gestão completa
da construtora.
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