Pular para o conteúdo principal

Fluxograma NBR 12.244 / 12.212


fluxograma é a representação de um processo que utiliza símbolos gráficos para descrever passo a passo a natureza e o fluxo deste processo. O objetivo é mostrar de forma descomplicada o fluxo das informações e elementos evidenciando a sequência operacional que caracteriza o trabalho que está sendo executado.
As etapas do fluxograma são apresentadas utilizando-se figuras geométricas que podem ser círculos, triângulos, retângulos, linhas ou setas, sendo que cada símbolo possui um significado importante.


NR (Normas Regulamentadoras) e NBR (Normas Brasileiras) são conjuntos de leis que visam parametrizar as práticas de trabalho da construção civil. Ambas tem como propósito reduzir e evitar acidentes de trabalho no setor. Entre elas, Existem diferenças fundamentais.
NBR – Norma Brasileira
NBR é uma sigla para Norma Brasileira, emitida e divulgada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), podendo ser chamada também de ABNT NBR.
 As NBRs da construção civil são um conjunto de normas técnicas definidas por especialistas do segmento, com consentimento de profissionais da área. Por terem sido aprovadas por uma entidade privada sem fins lucrativos, neste caso a ABNT, as NBR não têm, no geral, força de lei.
 Contudo, algumas Normas Regulamentadoras requerem o cumprimento de NBRs, fazendo com que essas se tornem obrigatórias. Por isso, se a construtora optar por não seguir à risca as determinações das Normas Técnicas, é essencial conscientizar-se a respeito.
  Quais são os principais objetivos das NBRs?  
 Orientar o profissional da construção civil acerca de materiais, produtos e processos;
·         Impulsionar a qualidade dos empreendimentos ao fim do processo.
·         Estimular a competitividade no mercado;
·         Evitar erros e incompatibilidade entre as etapas do processo;

·         Padronizar processos produtivos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade 5 - REDE COLETORA DE ESGOTO

A rede coletora de esgotos é uma parte integrante do sistema de esgotamento sanitário que consiste no conjunto de tubulações e órgãos acessórios destinados a receber e conduzir os esgotos captados dos coletores ou ramais prediais até os coletores tronco ou coletores primários, que conduzem o esgoto a um emissário ou a um interceptor. A Rede Coletora de Esgotos é formada pelo conjunto de tubulações que tem a função de receber as águas servidas do imóvel (água suja proveniente das pias, tanques e ralos e o esgoto do vaso sanitário). Essa água é afastada dos imóveis e é encaminhada através das tubulações da Rede Coletora para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), onde os efluentes são tratados antes de serem despejados em corpos de água. Além das tubulações, a Rede Coletora de Esgotos necessita de uma série de instalações complementares e tubulações especiais para o seu perfeito funcionamento: Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), coletores tronco, interceptores, linhas de rec...

Normas de Escavação

1. Segurança em escavações Saiba quais as diretrizes obrigatórias para escavações no solo durante a execução de fundações ou outras estruturas As escavações são aberturas no solo para implantação de blocos de fundação, sapatas, reservatórios ou qualquer outra estrutura abaixo do nível natural do terreno. São executadas manualmente, mecanicamente (com escavadeiras hidráulicas ou retroescavadeiras) ou com as duas técnicas, a depender da natureza do solo e das características topográficas e de execução. Para a segurança dos profissionais envolvidos na escavação e das pessoas no entorno, alguns procedimentos devem ser seguidos. As diretrizes de segurança são listadas pela Norma Regulamentadora 18 (NR-18), item 18.6, que trata de escavações, fundações e desmonte de rochas. A NR-18 estabelece alguns procedimentos administrativos, de planejamento e de ação relacionados ao trabalho na construção civil em geral. A observação da norma é obrigatória, já que ela tem sua existência jurídica ...

Atividade 3 - ATERRO SANITÁRIO

Nesta atividade em sala de aula aprendemos como funciona o dimensionamento de um aterro sanitário, sua importância, funcionamentos, além de ter a explicação técnica do Graduando de Engenharia Luiz Henrique Coradin, funcionário da Vital Engenharia (responsável pelo Aterro de Foz do Iguaçu-PR), ilustrada com imagens e o dia a dia dos cuidados com o aterro Definição e características Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis. Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regu...